TELEMEDICINA

 

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O que é telemedicina?

A telemedicina é a prática de utilizar tecnologias digitais para fornecer cuidados médicos a distância. Ela permite consultas e diagnósticos por meio de plataformas online, melhorando o acesso à saúde e otimizando o tempo de pacientes e profissionais. É como ter atendimento médico no conforto de sua casa.

 

Um portal de telemedicina usa tecnologias modernas, como computação em nuvem, que possibilitam a troca de informações e a oferta de soluções com segurança criptografadas.

 

É nesse ambiente que são oferecidas teleconsultas, telemonitoramento e interpretação de exames on line e muito mais. 

Basta um computador, tablet ou mesmo smartphone com acesso à web para que os pacientes recebam atendimento médico online.  É também nessa plataforma que profissionais esclarecem diagnósticos complexos e têm acesso a prontuários organizados de forma automática.

 

O que é telemedicina pelo CFM?

O Art. 1º da Resolução CFM 2.314/2022, que substituiu a Resolução CFM nº 1.643/2002 como principal norma que disciplina essa área, define a telemedicina como:

 

“O exercício da medicina mediado por Tecnologias Digitais, de Informação e de Comunicação (TDICs), para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças e lesões, gestão e promoção de saúde”.

 

A legislação mais recente também estabelece sete tipos de serviços de telemedicina: 

 

  • Teleconsulta: consulta a distância entre médico e paciente
  • Teleconsulta : ato de consultoria que pode envolver médicos e profissionais de saúde ou administração
  • Teleinterconsulta: consulta realizada entre médicos que tem como objetivo oferecer suporte diagnóstico ou terapêutico, clínico ou cirúrgico
  • Telediagnóstico: emissão de laudo ou parecer de exames, por meio de gráficos, imagens e dados enviados pela internet
  • Telecirurgia: operações feitas com o auxílio de um robô controlado remotamente pelo cirurgião
  • Televigilância ou telemonitoramento: monitoramento online do paciente por profissional de saúde
  • Teletriagem:  avaliação de sintomas e condição clínica a distância, com a finalidade de encaminhar o paciente ao serviço de saúde ou especialista adequado.

 

As normas surgiram na esteira das inovações e reconhecimento de entidades de renome, como a Organização Mundial da Saúde.

 

O INSTITUTO DIGNIFICAR oferece os serviços de teleconsulta, telediagnóstico e telereceita, com nossos médicos.

 

 

 

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